Maidê Mahl: veja o que se sabe e o que falta saber sobre atriz que está internada em estado grave em SP
08/09/2024
Atriz e modelo sumiu na segunda (2) e foi achada sozinha na quinta (5) em quarto de hotel. Polícia investiga o que a levou a desaparecer e se alguém a ajudou. Artista está em UTI de hospital. Maidê Mahl.
Reprodução/Instagram
Quase uma semana depois, a Polícia Civil de São Paulo ainda busca respostas para tentar explicar o que aconteceu com a atriz e modelo Maidê Mahl, que ficou desaparecida por três dias até ser encontrada sozinha e debilitada num quarto de hotel.
Até a última atualização desta reportagem, a gaúcha de 31 anos continuava internada em estado grave, mas estável na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas (HC), no Centro da capital paulista.
Tanto a investigação quanto a equipe médica estão trabalhando para saber, cada qual à sua maneira, como Maidê sumiu e por quê, se teve ajuda de alguém ou se fez isso sozinha.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Diante disso, o g1 resume abaixo os principais pontos do que se sabe sobre o caso e o que falta saber:
Cartaz divulgado por amigos de Maidê Mahl nas redes sociais com telefones para quem tiver informações sobre ela ligar
Reprodução/Redes sociais
O que se sabe
Quando ela sumiu?
Maidê sumiu na tarde de segunda-feira (2), quando foi vista pela última vez por testemunhas e gravada por câmeras de segurança caminhando sozinha pelas ruas de Moema, Zona Sul de São Paulo. Ela usava sobretudo, boina e cachecol e carregava uma mochila nas costas. Não estava frio nesse dia.
Quem registrou o desaparecimento?
Uma pessoa que a conhece e aluga a casa onde ela mora com outras pessoas registrou um boletim de ocorrência eletrônico para falar do desaparecimento de Maidê. Contou que ela saiu sem dar notícias e não voltou à residência. Segundo a testemunha, a inquilina "tem problemas psiquiátricos e estaria em surto". Desde então, ela não fez nenhum contato telefônico e não atendia as ligações. Amigos da atriz e outros artistas passaram a divulgar um cartaz de desaparecimento de Maidê, com a foto dela, informações e telefones de contato da polícia e de um centro de apoio para quem a localizasse.
O que dizem as testemunhas?
Pessoas que conhecem a atriz contaram aos policiais que ela estaria passando por problemas de saúde mental recentemente. Desde o desaparecimento, Maidê não contatou nenhum de seus parentes ou conhecidos, segundo a investigação. O perfil dela no Instagram chegou a ter fotos antigas editadas na última segunda, quando ela sumiu. Nas imagens, estão pessoas que convivem ou conviveram com ela.
Quando a polícia começou a procurá-la?
A Delegacia de Polícia de Investigações sobre Pessoas Desaparecidas do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) assumiu as investigações sobre o desaparecimento e, após ouvir testemunhas, amigos, parentes e até um ex-namorado de Maidê, saiu às ruas para analisar vídeos das câmeras de segurança que gravaram o trajeto feito pela atriz.
A polícia recebeu informações anônimas?
Com a repercussão do caso na imprensa, muitas pessoas passaram a ligar para os telefones de contato espalhados nos cartazes. Denúncias anônimas chegaram até a polícia e também ajudaram a investigação a localizar Maidê na quinta-feira (5) no Ibis Hotel, no Paraíso, na Zona Sul de São Paulo. Ao chegarem ao local, os policiais tiveram de arrombar a porta do quarto onde ela estava para entrar, já que Maidê não respondia aos chamados e a entrada estava trancada. Depois de entrarem, os agentes encontraram a atriz viva, mas caída e bastante debilitada. "Muito lesionada e com respiração fraca, sendo reanimada", chegou a dizer na quinta ao g1 a delegada Ivalda Aleixo, diretora do DHPP.
Havia sinais de que mais pessoas estiveram no quarto?
Neste sábado (9), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que "durante as diligências no local, não foram constatados indícios da entrada de outras pessoas no quarto onde a vítima foi localizada."
Qual o estado de saúde de Maidê?
Ela foi socorrida e levada de ambulância para a UTI do HC, onde foi sedada e entubada. Após autorização da família, o hospital passou a divulgar boletins médicos diários do estado de saúde da atriz, mas sem entrar em detalhes. O último boletim, de sábado (7), informava que ela seguia internada em estado grave, mas estável.
Quem está com ela no hospital?
A mãe da atriz, Nélia Schwinn, deixou o Rio Grande do Sul na quinta e viajou para São Paulo devido ao desaparecimento da filha. Está com Maidê no hospital e não se manifestou sobre o caso. Uma agente da atriz também acompanha as duas.
Quem é Maidê?
Ela é atriz e também tem trabalhos como modelo. Atualmente a imagem dela está passando na plataforma Disney+, onde interpreta Elke Maravilha na série "O Rei da TV". A produção conta a história de Silvio Santos. Ela também viveu a personagem Giovanna na produção "Vale dos Esquecidos", do HBO Max .
Atriz Maidê Mahl interpreta Elke Maravilha em série 'O Rei da TV', da Star+
Reprodução/Arquivo pessoal/Instagram
O que falta saber
Como e por que ela desapareceu?
A polícia investiga se Maidê decidiu sozinha desaparecer ou se alguém a teria ajudado. Até a última atualização desta reportagem, não havia indícios de que ela teve ajuda para sumir. Sobre o motivo do desaparecimento, o DHPP tenta confirmar a versão de que a atriz teria tido um surto psicótico a ponto de querer se isolar e não voltar para onde mora. O que poderia tê-la levado a tomar essa decisão ainda é investigado. Por esse motivo, os policiais esperam a artista melhorar para poder ouvi-la e ela mesma contar o que aconteceu.
Porque estava debilitada?
O DHPP trabalha com a hipótese de que Maidê tenha ingerido alguma substância que a deixou mal. Ela também apresentava ferimentos pelo corpo que estão sendo checados.
Ela passou por alguma cirurgia?
Apesar de o g1 ter apurado que a equipe médica avaliou essa possibilidade na sexta (6), o hospital e a família da atriz não confirmaram essa informação.
Atriz segue internada num hospital em SP
Veja abaixo galeria com mais fotos da atriz
Maidê Mahl